I Seminário BRDisplay

Recife - Pernambuco - Brasil

21 a 23 de Abril de 2004

A primeira atividade da Rede BRDisplay será o I Seminário BRDisplay a se realizar em Recife, Pernambuco, no âmbito do Projeto FVA/CNPq 452918/2003-0-ARC, com a participação de instituições de P&D, empresas, órgãos do governo, agências de fomento, entidades de classe e demais interessados.

O I Seminário BRDisplay consistirá de:

bullet

Palestras convidadas

bullet

Apresentações das instituições e empresas participantes

bullet

Rodada de oportunidades

bullet

Grupos de trabalho

bullet

Exposição de protótipos e produtos.

Palestras convidadas

Serão proferidas por especialistas e têm por objetivo apresentar o estado da arte e as tendências das tecnologias de displays, a competição entre elas e as oportunidades de pesquisa e de atuação industrial.

Convidados (a confirmar)

bullet

Antonio Vaz – Optanica Optoeletrônica Orgânica – Recife, PE - Brasil

bullet

Kenneth I. Werner – Nutmeg Consultants – Norwalk, CT – USA

bullet

Sérgio Barcelos – Fiberwork Ltda. – Campinas, SP – Brasil

bullet

Victor P. Mammana – ITC – Triangle Park, NC – USA

bullet

Técnicos dos orgãos governamentais, agências de fomento, fundações, empresas de capital de risco etc.

Apresentação das instituições e empresas participantes

As instituições e empresas brasileiras que já atuam ou pretendem atuar em displays e em tecnologias correlatas (materiais e insumos, equipamentos e instrumentos para P&D, bens de produção etc.), assim como as que utilizam displays, darão a conhecer suas áreas de atividades, sua capacitação tecnológica, infraestrutura e recursos humanos disponíveis.

 

Rodada de oportunidades

Realizar-se-ão reuniões com representantes de órgãos do governo, agências de fomento, empresas de capital de risco e empreendedores tecnológicos para discutir tendências e oportunidades de negócios em mostradores e possíveis mecanismos de financiamento.

 

Grupos de trabalho

Serão formados grupos de trabalho para:

bullet

Inventariar a capacitação existente nas instituições de P&D e empresas em termos de competência científica e tecnológica, áreas de atuação, infraestrutura e recursos humanos disponíveis.

bullet

Identificar as necessidades de PD&I que possam levar a um aumento da capacitação tecnológica e da competitividade das empresas brasileiras.

bullet

Avaliar as necessidades de infraestrutura e de recursos humanos e financeiros para P&D e para a estruturação de arranjos produtivos competitivos.

bullet

Identificar temas em materiais avançados que sejam relevantes para aumentar a capacitação tecnológica e a competitividade das empresas brasileiras, a serem desenvolvidos cooperativamente pela Rede na segunda fase do projeto. Discutir as oportunidades de integração com programas internacionais de P&D.

bullet

Mapear a cadeia produtiva de displays  elaborando um panorama preliminar de cada setor, com a colaboração de especialistas.

bullet

Identificar meios para a superação das barreiras de acesso às tecnologias de displays pelas pequenas e médias empresas e propor mecanismos para disseminação das novas tecnologias.

bullet

Propor  meios para disponibilizar o conhecimento e as informações para as entidades participantes e a demais interessados.

Exposição de protótipos e produtos

Haverá uma área para exposição de materiais, dispositivos, equipamentos e instrumentos produzidos pelas empresas e instituições de modo a ilustrar os esforços de PD&I e de fabricação em curso no País.

 

Resultados esperados

A primeira versão do roadmap, preparada a partir das informações e das reflexões dos grupos de trabalho, deve conter uma visão abrangente do presente e do futuro dos displays, provendo meios para a identificação, avaliação e seleção de alternativas estratégicas para o desenvolvimento científico, tecnológico e industrial na área. Deve se tornar uma ferramenta para estimular PD&I e influenciar os tomadores de decisão dos organismos de governo e das empresas bem como atrair recursos públicos e privados.

Em particular o roadmap deve subsidiar a preparação da proposta a ser apresentada ao CNPq na segunda fase, em que serão desenvolvidos projetos de pesquisa em cooperação que levem a novos materiais, novos dispositivos, novos processos e equipamentos de fabricação e novos métodos e instrumentos de caracterização que possam ter reflexos imediatos no setor produtivo.

 

Público alvo

O evento é aberto à participação de empresas, instituições de P&D, entidades representativas de classes, órgãos do governo, agências de fomento, fundações de apoio a P&D, parques tecnológicos, incubadoras, empresas de capital de risco e a demais interessados em mostradores e em suas aplicações.

 

Comissão organizadora

bullet

Alaide P. Mammana - CenPRA – Campinas

bullet

Antonio Vaz – Optanica Optoeletrônica Orgânica - Recife

bullet

Celso Pinto de Melo – Universidade Federal do Pernambuco – Recife

bullet

Fernando Josepetti Fonseca – EPUSP – S. Paulo, SP

bullet

Sérgio Barcelos – Fiberwork Ltda. – Campinas, SP

Organismos patrocinadores

CNPq/Brasil

Projeto FVA/CNPq 452918/2003-0-ARC

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco

SEBRAE - Brasília

SEBRAE - Pernabuco

Centro de Pesquisa Renato Archer (CenPRA)

Universidade Federal de Pernambuco/NECTAR

 

Local

 

Recife Praia Hotel

Av. Boa Viagem, 09 - Praia da Boa Viagem

51011-000 Recife, PE – Brasil

tel. 55 81 3465 3722/fax. 3465 4767

reservas@recifepraiahotel.com.br

www.recifepraiahotel.com.br

Author : Daniel R. V. Ferreira.
Copyright © 2004 [Rede BRDisplay]. All rights reserved.
Revised: 15-Mar-2004.